Dietas da Moda, Emagrecimento e Saúde

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas Marcelly Lopes e Vanessa Chaia.

Atualmente percebemos aumento crescente de adeptos de dietas da moda como dieta sem glúten, dieta LowCarb, dieta LacFree, entre outras. Esse tipo de padrão alimentar está comumente associado à monotonia alimentar, restrições muito severas difíceis de aderir em longo prazo e sentimento de fracasso e frustração pela dificuldade de adesão. Dietas restritivas podem desregular os mecanismos fisiológicos de controle da fome e saciedade, além de estresse e privação psicológica que podem desencadear episódios de descontrole e compulsão, podendo precipitar transtornos alimentares em pessoas suscetíveis ou colaborar ainda mais para o ciclo de perda-ganho de peso.

Azeite de Oliva: virgem e extravirgem

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins, Marcelly Lopes e Vanessa Chaia.

É comum ouvirmos que “azeite faz bem para a saúde”. Em razão da disseminação desta informação, os números apontam para o potencial crescimento do consumo desse tipo de gordura. As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo, mas para que o azeite mantenha suas características é importante que outras substâncias não sejam misturadas ao produto.

Ômega 3 – Peixes

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em NutriçãoJuliana Guin Ballocke revisado pelas nutricionistasMaisa MartinseMarcelly Lopes.

Os benefícios do ômega 3 para saúde são amplamente divulgados, porém são raras as informações sobre os principais peixes fonte deste nutriente, seja sobre variação de concentração de acordo com a espécie, habitat e até forma de preparo e consumo. Dessa forma, o presente o texto busca esclarecer algumas questões sobre o tema.

Alimentação em Casa X Alimentação na Rua

Nas três últimas décadas houve mudanças nos padrões alimentares da população brasileira, bem como nos locais de realização das principais refeições. O número de pessoas que realizam refeições fora do domicilio cresce progressivamente e esse novo perfil pode ser observado na comparação dos dados sobre gastos com alimentação que indicam que 31% do total de despesas foram destinados à alimentação fora do domicílio em 2008-2009 contra 24% em 2002-2003, com destaque para o consumo de bebidas alcoólicas e salgadinhos fritos e assados.

Tipos de Açúcar

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Kinberly Alves F. Rodrigues e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins e Vanessa Chaia.

O açúcar é um importante componente da nossa dieta e, dependendo do tipo utilizado, pode conter alguns micronutrientes. Embora deva ser consumido com moderação, o açúcar não precisa ser excluído completamente da alimentação. É importante compreender as principais diferenças entre os diferentes tipos de açúcares disponíveis no mercado para poder fazer a escolha mais adequada, evitando o consumo de apenas “calorias vazias”.

Resenha artigo “Cozinhar em casa está associado com melhor qualidade da dieta ou com a intenção de perda de peso?”

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição Juliana Guin Ballock e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins e Vanessa Chaia.

Segundo Julia A Wolfson e Sara N Bleich, as pessoas tem se tornado mais obesas em decorrência do grande aumento da carga horária de trabalho, da inserção da mulher ao mercado de trabalho, da correria do dia a dia e, concomitantemente, do aumento no número de indústrias alimentícias. Fundamentadas nesses dados epidemiológicos, as autoras realizaram estudo com 9.569 adultos nos Estados Unidos das Américas para avaliar se o hábito de cozinhar as refeições em casa, especificamente o jantar, está ligado à melhor qualidade da dieta e se essa relação varia de acordo com a intenção de perda de peso.

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Texto elaborado pela Bolsista de graduação em Nutrição, Juliana Guin Ballock e revisado pelas nutricionistas Maisa Martins e Vanessa Chaia.

Que a alimentação é de extrema importância para a vida todo mundo já sabe, mas você sabia que há um grande desperdício tanto de alimentos quanto de nutrientes desde a colheita até o consumo dos mesmos?

Ômega-3 – Fontes Alimentares

Texto elaborado por  Juliana Claudino (Bolsista de graduação em Nutrição), revisado pelas nutricionistas do LANUTRI.

O ômega-3 é um ácido graxo poli-insaturado que não é sintetizado pelo organismo humano e, por isso, deve ser adquirido pela dieta.

        

Temperos Naturais

Texto elaborado por  Juliana Claudino (Bolsista de graduação em Nutrição), revisado pelas nutricionistas do LANUTRI.

Historicamente, as ervas e especiarias são usadas por suas características de agregar sabor à preparação, conservar alguns alimentos e propriedades medicinais. As culturas antigas do Oriente Médio, China, Grécia e Índia, por exemplo, já desenvolviam remédios a base de plantas encontradas nas suas regiões.

No link abaixo (Leia Mais) você vai encontrar benefícios de alguns temperos e sugestões de como utilizar as ervas e especiarias nas preparações.

Dicas para Alimentação durante o Carnaval