Informações sobre o projeto

O projeto Saúde na Medida Certa teve início em 2014, tendo como objetivo o desenvolvimento de estratégias de intervenção para promover hábitos alimentares saudáveis e combater o sedentarismo, por meio da dinâmica de competição, buscando melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a condição de saúde dos trabalhadores da UFRJ (técnicos administrativos e docentes).

A equipe do projeto é composta pelas professoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) Eliane Fialho de Oliveira e Ana Luísa Kremer Faller, pelas nutricionistas (Maisa Cruz Martins, Marcelly Cunha O. dos Santos Lopes e Vanessa Chaia Kaippert) bolsistas (Juliana Claudino da Silva e Kinberly Alves Freitas Rodrigues) do Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUTRI) e educadores físicos e fisioterapeutas do Espaço Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ), sob a coordenação da professora Carla do Nascimento.

O Projeto oferece de 20 a 30 vagas anualmente. Os participantes são submetidos a teste de esforço físico, avaliação antropométrica, composição corporal, exames laboratoriais e do consumo alimentar.

O acompanhamento nutricional é realizado por meio de consultas individuais e atividades coletivas, como oficina culinária e roda de conversa. A prática de exercícios físicos é realizada no Espaço Saúde do SINTUFRJ de acordo com a necessidade individual de cada participante sob orientação dos educadores físicos, no mínimo 3 vezes por semana. Também são realizados os Desafios Saúde, que consistem em corridas e/ou caminhadas coletivas abertas para toda a comunidade acadêmica mediante inscrição prévia.

Ao final do projeto, os participantes são avaliados quanto à perda de peso, redução de gordura corporal, mudanças nos exames laboratoriais (melhoria do perfil lipídico) e nos hábitos alimentares. Para a pontuação final são considerados os resultados supracitados, além da adesão ao programa de atividade física e da participação nas atividades coletivas. Os três primeiros colocados são premiados, além da equipe vencedora.

Como participar?

A edição do projeto é anual, com prévia divulgação na universidade. O projeto oferece de 20 a 30 vagas, sendo realizado um sorteio para o preenchimento das vagas. São aceitas apenas inscrições de servidores ativos da UFRJ. Durante o período de inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher um formulário online.