“Hábitos alimentares: precisamos mudar?” 

No dia 30 de março de 2017 foi realizada a Oficina “Hábitos alimentares: precisamos mudar?” como parte das atividades coletivas do projeto SMC UFRJ 2017. A atividade teve como objetivo principal iniciar uma reflexão com os participantes sobre mudança de hábitos alimentares, sua relevância e impacto na saúde, a partir das repostas dadas pelos próprios participantes à pergunta “Qual hábito/costume alimentar você acha que precisa mudar?” durante o encontro de ambientação realizado no dia 09 de fevereiro de 2017.

Para tal, os participantes foram divididos em suas equipes (branca, amarela, azul e verde), sendo a atividade organizada em etapas. Na primeira etapa os participantes receberam placas com todas as respostas e foram instruídos a colocá-las em ordem decrescente após discussão com a equipe, sendo apresentada a ordem real em seguida.

Na segunda etapa, os participantes discutiram com a equipe se concordavam com as três mudanças mais citadas e, em caso positivo, foram orientados a citar os motivos pelos quais eles acreditavam que esses hábitos precisavam ser mudados ou colocados em prática. Os hábitos mais citados foram: “diminuir a ingestão de doces ao longo da semana; fazer uma refeição mais leve no jantar/à noite; diminuir a ingestão de massas ao longo da semana”.

Na última etapa, os participantes deram duas sugestões práticas para alcançar as mudanças desejadas. Por fim, as nutricionistas complementaram as discussões, ponderando a real necessidade dessas mudanças e trazendo dicas práticas de substituições de alimentos e modo de preparo. Nesse momento, muitos fizeram perguntas e declarações acerca de sua alimentação como, por exemplo, surgiram dúvidas sobre as principais diferenças entre os diversos tipos de óleos e gorduras existentes no mercado.

A estratégia focada nos indivíduos permitiu que os mesmos participassem ativamente do início do processo de construção da mudança nos hábitos alimentares proposto pelo projeto, a qual representa parte de um conjunto de ações para adoção de uma alimentação adequada e saudável.

Fotos do evento: https://www.facebook.com/injcufrj/posts/1515828945096790